terça-feira, 6 de setembro de 2016

Arquitetos do Poder


“A política é um jogo estratégico!” e “A competição eleitoral é selvagem!”

A partir dessas verídicas afirmações, poderemos compreender a importância dos “arquitetos do poder” – consultores de Comunicação política popularmente conhecidos como marqueteiros –, tanto na ascensão de um candidato a um cargo público quanto na manutenção do poder, através da opinião pública.
Sabe-se que o voto é o objetivo principal para o político que ambiciona ser eleito ou manter o posto que ocupa. E como a competição eleitoral é selvagem, o seu primeiro passo é a obtenção de uma imagem positiva para garantir um apoio popular suficiente que suceda na sua eleição.
Devido a essa necessidade de identificação popular, surge o marketing político. Com o intuito de adaptar a linguagem política com a do povo, os marqueteiros (profissionais de comunicação política) são os arquitetos de todo o marketing eleitoral a ser usado na disputa por votos e a busca por poder.
Compete a este profissional ressaltar o lado bom do candidato e de seu plano oferecido ao eleitor, e tentar neutralizar ao máximo o lado ruim, através da disponibilização de informação à imprensa.
Discurso (Tema, palavras usadas, entonação da voz), aparência estética do candidato (roupas, cabelo, acessórios, barba), meios de comunicação (TV, rádio, internet, outdoors, panfletos e passeatas) e estratégias como a combinação de pesquisas e notícias, são algumas ferramentas e meios usados por marqueteiros com o intuito de criar um ambiente favorável do candidato com os eleitores na busca do tão almejado voto.
Aquela emoção usada nas propagandas, as músicas feitas para “grudar na mente”, os slogans com frases de efeito, as ações dos políticos e a publicação de pesquisa e notícias (por vezes usadas na degradação do adversário) são provas dessa tentativa de oferecer ao povo uma figura agradável e que pareça que os trará bons resultados.
A mudança da imagem Pública de Lula nas Eleições (1989/2002)
A soma da nova imagem pública com o cenário político favorável à Lula, renderam a sua eleição como Presidente da República em 2002.
Para a conquista dos votos não se mede esforços. E além de todas estratégias  e fatores políticos  usados no início dessa busca por poder. Os marqueteiros são de extrema importância na campanha eleitoral  tendo a capacidade de decidir as eleições por meio dessa manipulação da opinião pública.
Porém, a comunicação política não pode mais que a própria política. Ou seja, outros fatores políticos contam nas eleições e deverá haver responsividade por parte do líder eleito.

No final, todos candidatos se mostram bons e cabe ao povo decidir.
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O título foi baseado na expressão usada no documentário "Arquitetos do Poder" de 2010, referindo-se aos popularmente conhecidos "marqueteiros" políticos.

Um comentário:

  1. Assim como a mídia, os marqueteiros tem papel fundamental como formadores de opinião perante o povo. Principalmente em cima das pessoas que possuem pouco conhecimento político e pouco embasamento histórico e concreto do passado e da ficha de cada político. A mídia e os marqueteiros podem tanto eleger um candidato, quanto decretar o seu declínio.
    Como exemplo podemos citar a ascensão de Fernando Collor, o "Caçador de Marajás" e seu combate à corrupção de funcionários públicos, enaltecido em especial pela Rede Globo, enquanto governador do estado de Alagoas. E o seu declínio que ganhou destaque depois que grandes revistas, como Veja e IstoÉ, publicaram matérias nas quais pessoas do círculo próximo do então presidente declaravam estar sendo beneficiadas através de contas fantasmas.
    Esse, que é conhecido como o 4º poder, deve ganhar uma atenção especial por parte do povo, que não pode mais deixar de participar da política, ou participar apenas em perídio eleitoral e se baseando apenas no que é mostrado através de marketing e da mídia.

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