domingo, 18 de dezembro de 2016

Resenha: Ponto de Impacto

Eu não poderia deixar de indicar este livro que fui convidado a ler apenas com a sua sinopse. Por ser apenas a segunda obra de Dan Brown até o momento de sua publicação, Ponto de Impacto não vem com a riqueza de detalhes presentes nas obras mais famosas do autor, como em O Código Da Vinci e Anjos e Demônios (que vieram posteriormente), mas certamente prende a atenção de quem gosta de ação, conspiração, política, ou mesmo todas essas categorias juntas.



A história baseia-se na corrida presidencial entre o atual presidente Zachary Herney e o candidato também político, o senador Sedgewick Sexton. O primeiro defende a liberação de verba para a agência espacial americana (NASA), ao tempo que o segundo promete em sua campanha buscar formas de frear esses gastos que o mesmo alega serem desnecessários e sem resultados. Nesse momento, a NASA encontra um meteorito congelado em uma plataforma de gelo localizada no oceano polar ártico, e desloca profissionais de diversas áreas para trabalhar em cima da nova descoberta. Entre eles está Rachel Sexton, filha do senador e analista da NRO – escritório de inteligência americano – que foi convocada pelo presidente Herney para levantar e divulgar os dados obtidos.
A partir daí, surgem suspeitas de que a descoberta na verdade não passa de uma fraude, e os cientistas e envolvidos passam a ser caçados por um grupo de profissionais que seguem ordens de um líder então desconhecido.


Ponto de Impacto
Título original: Deception Point
Autor: Dan Brown
Ano: 2005 / Páginas: 448
Editora: Sextante

domingo, 11 de dezembro de 2016

Resenha: Invasão à Casa Branca (Olympus has fallen)

Hoje venho indicar um filme que me agradou em diversos pontos. Em primeiro lugar porque sou muito atraído por conspirações em questões de governo, poderio bélico, tecnológico etc. Em segundo, porque a temática do filme envolve muito as Relações Internacionais somado aos aspectos citados no item anterior. Então vamos aos fatos.

O presidente dos EUA, Benjamin Asher (Aaron Eackhart) recebe o Primeiro Ministro Sul Coreano Lee Tae-Woo (Keong Sim) em seu gabinete. Neste dado momento, a Casa Branca sofre uma invasão, que os força a ir para o subsolo do prédio. Enquanto o presidente e o Primeiro Ministro ficam confinados, ocorre um guerra tanto no lote e nas ruas próximas quanto aérea na capital americana.

Este é um filme que certamente não foi produzido para concorrer a nenhum Oscar, mas chama bastante atenção por suas conspirações no que se trata de Estados Unidos e Coréia do Norte.

Invasão à Casa Branca
Título original: Olympus Has Fallen
Ano: 2013
Direção: Antoine Fuqua